quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Black Spiders - Sons of the North (2011) e Kiss Tried to Kill Me (2012)



The Answer, Wolfmother, Kyuss, entre outras, são as algumas das proeminentes bandas de stoner rock – estilo fortemente inspirado em bandas do começo dos anos 70.

Pegue o álbum Vincebus Eruptum do Blue Cheer, os três primeiros discos do Black Sabbath e mais alguma coisa do Mob Rules, as mais pesadas músicas da clássica formação do Deep Purple e um bocado de MC5 exatamente nessa ordem e você terá uma banda de stoner rock.
Formada em 2008 com seu primeiro disco lançado em 2011, o Black Spiders é, em minha opinião uma das melhores bandas dessa linha.
O quinteto britânico conta com três guitarras muito bem posicionadas em cada nota, um baixo pulsante e presente, todos transbordando riffs inspirados, sobretudo, em Black Sabbath. Um vocal que transita do grave ao estridente com facilidade, e uma bateria à lá John Bonham.

O disco abre com a veloz “Stay Down” cujos vocais sutilmente lembram AC/DC.  Daí pra frente, uma música mais bacana que a outra com um som em que a banda marca suas características  - entretanto  não se repete em momento algum, principalmente no que diz respeito à composição. O debut segue com a inusitada e bem humorada “Kiss Tried to Kill Me”, uma esquisita homenagem com várias referências à banda. Estranhamente é a música seguinte que nos lembra os homenageados, “Just Like a Woman” é Kiss até o talo, desde o riff bombástico até a letra, só que mais pesado e britânico. Mantendo o peso, “Easy Peasy” é uma pseudo-balada com um ótimo dueto e nuances de blues nas guitarras. Outros destaques vão para a épica “Blood of the Kings” e a arrastada “St. Peter”, essa última, a mais stoner do disco.
“Sons of the North” foi recepcionado muito bem pela crítica na Europa, onde a banda participou de grandes festivais como Sonisphere, Graspop, entre outros. Um disco no mínimo notável com inspirações muito bem colocadas e uma grande promessa para o hard rock e heavy metal.
1-Stay Down
2-Kiss Tried to Kill Me
3-Just Like a Woman
4-Easy Peasy
5-Blood of the Kings
6-St. Peter
7-Mans Ruin
8-Medusa's Eyes
9-Si, El Diablo
10-Whats Good a Rock Without a Roll?

O EP “Kiss Tried to Kill Me” lançado em 2012 traz a faixa-título por conta do sucesso que a mesma acarretou. “Somebody’s Fault Not Mine” talvez seja a música mais leve da banda, bem rock ‘n’ roll sem firula, que contrasta com “Sons of the North”, música que por algum motivo que não deve ser muito bom ficou de fora do debut da banda, de longe uma das 3 melhores músicas do quinteto. Letra e sonoridade altamente épicas e bem pesadas do início ao fim. O desfecho fica com “Search and Destroy”, (cover do The Stooges) que ficou bem limpa, nos moldes da supracitada “Somebody’s Fault Not Mine”.

Banda altamente competente  que merece destaque junto a outras grandes bandas novas como Ghost e Rival Sons.
1-Kiss Tried to Kill Me
2-Sons of the North
3-Somebody's Fault Not Mine
4-Search and Destroy

Pete 'Spider' Spiby-Voz e Guitarra
Ozzy 'Owl" Lister-Guitarra
Mark 'The Dark Shark' Thomas-Guitarra
Adam 'The Fox' Irwin-Baixo
Si 'Tiger' Atkinson-Bateria e Percussão

Danni Maibaum-Voz feminina em "Easy Peasy"


Igor Luis Seemann


Nenhum comentário:

Postar um comentário