terça-feira, 30 de outubro de 2012

Blue Murder - S/T (1989)


Supergrupos dentro do rock não são nenhuma novidade, todas as gerações tiveram os seus, desde Million Dollar Quartet até Adrenaline Mob. Mas a maioria deles tende a um fim trágico, têm a dificuldade de durar por seus particulares motivos e pra piorar, alguns verdadeiros clássicos acabam caindo no esquecimento e o Blue Murder se encaixa em todas essas tendências. Guitarrista experiente tendo começado no Tygers of Pan Tang e marcando presença nos últimos anos do Thin Lizzy e a subsequente carreira solo do líder Phil Lynott, John Sykes, principal compositor ao lado de David Coverdale no clássico de imenso sucesso comercial de 1987 do Whitesnake saiu da banda do ex-Deep Purple após uma guerra de egos, e por ser bem visto pela gravadora, permaneceu na Geffen que lhe cedeu tempo para que montasse sua própria banda.
O Blue Murder levou tempo para que chegasse a sua formação definitiva; Cozy Powell, Ray Gillen e Tony Martin tiveram suas breves passagens pela banda sendo que esse último chegou a escrever com Sykes e Gillen chegou a gravar uma música cuja versão demo pode ser encontrada na internet. Com Tony Franklin no baixo (The Firm, Jimmy Page, Kate Bush) e Carmine Appice na bateria (Cactus, Rod Stewart, Ozzy Osbourne), Sykes assumiu os vocais do power trio após a sugestão de um dos executivos da gravadora que o ouvira durante um ensaio. Assim, o Blue Murder lançou em 1989 seu primeiro álbum produzido por Bob Rock.
O álbum abre com “Riot”, paulada cheia de riffs e viradas ameaçadoras, tocada merecidamente até hoje nos shows de John Sykes figurando entre suas músicas compostas no Whitesnake e Thin Lizzy. “Valley of the Kings”, assim como toda música de heavy metal tendo Egito Antigo como temática, é uma música épica, uma das melhores do álbum e foi escrita em parceria com Tony Martin, aliás, quem conhece Black Sabbath pode perceber isso.
A performance de cada membro é excepcional. Tony Franklin é inconfundível e como sempre, seu baixo é extremamente marcante e as marteladas de Carmine Appice – que tiveram direitos a ótimos solos - , combinaram com a guitarra cortante e agressiva de Sykes que se mostrou um competente vocalista com seu timbre grave. As letras também chamam bastante atenção, não se trata de um álbum conceitual, mas algumas das melhores faixas como “Riot”, “Billy” e a pegajosa “Blue Murder” trazem o mesmo tema .
A banda não obteve grande sucesso, logo o grunge tomaria conta da cena musical e os integrantes do Blue Murder seguiriam seus caminhos, o que é uma lástima pois esse é facilmente um dos discos mais subestimados do hard rock e heavy metal.

1-Riot
2-Sex Child
3-Valley of the Kings
4-Jelly Roll
5-Blue Murder
6-Out of Love
7-Billy
8-Ptolemy
9-Black Hearted Woman

John Sykes - Voz, Guitarra
Tony Franklin - Baixo
Carmine Appice - Bateria, Backing vocals

Nik Green - Teclado

Igor Luis Seemann

Nenhum comentário:

Postar um comentário