quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Soulspell - Hollow's Gathering (2012)


Tendo começado como um tipo de vitrine expondo os talentos do heavy metal brasileiro, o Soulspell teve uma merecida expansão desde seu debut A Legacy of Honor (2008). O álbum possibilitou trazer ao cast montado pelo baterista Heleno Vale grandes destaques do metal mundial, tais como Jon Oliva e Roland Grapow no excelente The Labyrinth of Truths (2010). Agora, o promissor projeto está de volta com participações de Tim Ripper Owens (Judas Priest, Iced Earth, Dio Disciples), Blaze Bayley (Iron Maiden, Wolfsbane) entre outras novidades e as figuras já conhecidas dentro do Soulspell que tiveram merecido repeteco.
Se no disco anterior o Soulspell apostou numa abordagem mais sombria e dramática, em Hollow’s Gathering, especialmente essa última característica é devidamente acentuada dando ainda mais sentido à expressão “Metal Ópera”. Os vocalistas, escolhidos a dedo, fazem por merecer seus papéis deixando claro os diálogos entre seus personagens envoltos numa atmosfera musical igualmente adequada com nuances de prog. O mesmo destaque vale para o instrumental impecável, é incrível como, sobretudo as guitarras, fogem dos clichês do estilo esbanjando feeling e usando a técnica a favor da música, não o contrário. Dessa forma, se já não o tinha feito no álbum anterior, o Soulspell definitivamente consolidou sua sonoridade.
O disco que já começa bombástico desde a primeira faixa que remete à faixa título do trabalho anterior pela sua densidade, mas claro, sem correr o risco de cair na repetição. “To Crawl or to Fly” é uma faixa bem sóbria, com marcantes diálogos e instrumental maduro. Segue tomando sua forma entre belas baladas como “Anymore” que traz um ótimo solo de guitarra e as convencionais músicas pesadas da banda tendo como destaque entre essas, “The Keeper’s Game” que traz Blaze Bayley no vocal e conta com uma sonoridade mais calcada no heavy metal tradicional. As vozes femininas ganham destaque nesse álbum, mas se você não gosta de bandas desse tipo, não se preocupe: além dos ótimos vocais, esse é mais um aspecto no qual Hollow’s Gathering foge dos clichês, no mais, é chover no molhado dizer que todos os vocalistas convidados fazem um trabalho incrível independente da abordagem musical de suas carreiras.
Num panorama geral, o álbum é bem balanceado entre faixas pesadas e outras acessíveis, e numa grande sacada, ao mesmo tempo cada música tem suas oscilações de andamento servindo de apoio à trama envolvente que faz com que a audição do disco seja rápida. “Hollow’s Gathering” demonstra a evolução e maturidade do Soulspell que de uma vez por todas marcou sua sonoridade e às características a ela atreladas.

1. Hollow's Gathering
2. A Rescue Into the Storm
3. To Crawl Or To Fly
4. Anymore
5. Adrian’s Call
6. Change the Tide
7. From Hell
8. The Keeper’s Game
9. The Dead Tree
10. Whispers Inside You


Line-up:
Vocalistas:
Amanda Somerville [Avantasia, Trillium]
Blaze Bayley [ex. Iron Maiden]
Carlos Zema [ex. Outworld]
Daísa Munhoz [Vandroya]
Gui Antonioli
Iuri Sanson [Hibria]
Jefferson Albert [Vandroya]
Leandro Caçoilo [ex. Eterna]
Lígia Ishitani
Lucas Martins
Manuela Saggioro
Mário Pastore [Pastore]
Matt Smith [Theocracy]
Michel Souza
Michael Vescera [ex. Loudness, Yngwie Malmsteen, Animetal USA, Obsession]
Nando Fernandes [ex. Hangar]
Pedro Campos
Tito Falaschi [Almah]
Tim "Ripper" Owens [ex. Judas Priest, Iced Earth]
Victor Emeka


Músicos:
Cleiton Carvalho – guitarras
Edu Santos – bateria
Fábio Laguna – teclados
Fernando Giovannetti – baixo
Frank Tischer [Avantasia, Edguy] – piano
Gabriel Magioni – teclados
Gabriel Viotto – bateria
Heleno Vale – bateria
Leandro Erba – guitarras
Marco Lambert [Vandroya] – guitarras
Markus Grosskopf – baixo
Rodolfo Pagotto [Vandroya] – guitarras
Rollie Feldman [Circle II Circle] – guitarras
Thiago Amendola – guitarras
Tito Falaschi  – baixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário